sábado, 31 de dezembro de 2016

O EVANGELHO DE CRISTO

O EVANGELHO DE CRISTO (ANO V - Nº 366 – Mossoró/RN, 31/12/2016).
A cruz não é uma tocha olímpica, que acontece a cada quatro anos. A cruz é algo permanente e diário que deve ser levada pelos cristãos para entregar o recado de Deus para as pessoas. O testemunho cristão da vida pessoal, o envolvimento nas atividades da família, da igreja e no sair ao encontro dos pecadores, para alcança-los com o evangelho. A cruz pode até parecer morte como foi no passado e hoje é um símbolo cristão “mortificardes as obras do corpo, vivereis” (Rm.8.13) - “Quem não leva a sua cruz e não Me segue, não pode ser Meu discípulo” (Lc. 14.27) 

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

BILLY GRAHAM: “PODEMOS ESTAR VIVENDO OS ÚLTIMOS DIAS”
Escritor renomado voltou a falar sobre o tema apocalíptico


por Jarbas Aragão.
O pastor Billy Graham já falou muitas vezes sobre o tema “final dos tempos” em seus sermões e livros. Aposentado dos púlpitos, o renomado evangelista tem se dedicado nos últimos anos a responder perguntas através de seu site.

A questão abordada por ele esta semana foi, novamente, a possibilidade do mundo estar chegando ao seu fim. “Tenho mais de 70 anos e acho que nunca vi o mundo tão confuso como o que vivemos ao longo este ano. Será que estamos vivendo nos últimos dias antes da volta de Jesus?”, perguntou um leitor.

Graham respondeu que uma previsão do tempo exato do fim do mundo não é possível. “Jesus nos advertiu sobre não fazer previsões precisas sobre o Seu retorno, só Deus sabe exatamente quando Cristo voltará para dar fim ao sistema mundial atual”, escreveu.

Em seguida, fez a seguinte consideração: “Jesus disse que o mundo se tornaria cada vez mais confuso e perigoso antes de seu retorno (Mateus 24: 6-7)”. Concordando com o leitor, declarou: “Sim, vivemos em um mundo confuso e complicado. A lista de perigos talvez nunca tenha sido tão grande”.

Para Graham, embora o quadro atual seja sombrio, a “verdadeira questão” que todos precisam responder é se estão preparados para o Fim dos Tempos e a vinda de Cristo. “Tragicamente, milhões de pessoas nunca enfrentaram honestamente a urgência dessa hora ou sua necessidade de receber o perdão de Deus”, alertou.
Fez também um apelo “Há poucos dias comemoramos a primeira vinda de Cristo ao mundo no Natal – e algum dia celebraremos a Sua segunda vinda. Enquanto ela não chega, ponha a sua vida nas mãos dEle e que viver para Ele todos os dias seja seu objetivo”.

Aumento da perseguição
Recentemente, Graham havia respondido a uma consulta sobre os tempos finais. Esse tema parece ser um dos que mais despertam a curiosidade dos cristãos.
Falando sobre os falsos Cristos que tem se apresentado, lembrou que mesmo atraindo seguidores, eles pregam mentiras. E reafirmou: “De uma coisa eu sei: um dia Cristo voltará! Mas então será tarde demais para nos arrependermos e sermos salvos. Agora – e não mais tarde – é o momento de colocarmos nossa fé no Senhor e confiarmos nEle”.

No ano passado, Billy Graham já havia alertado os cristãos do mundo todo que a perseguição aos fiéis vinha crescendo e que esse também era um sinal da proximidade da vinda de Cristo mencionado na Bíblia.


NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

JIHADISTAS SE CONVERTEM APÓS OUVIREM JESUS: “POR QUE ESTÃO ME PERSEGUINDO?”
Missionários do Oriente Médio tem vivido experiências que ecoam relatos dos Atos dos Apóstolos

por Jarbas Aragão.
Ao longo dos últimos anos, o ministério Bibles4Mideast [Bíblias para o Oriente Médio] vem relatando uma série de testemunhos de conversão que ecoam os encontrados no livro de Atos dos Apóstolos.
muçulmana influente do Oriente Médio. Seu pai era uma das principais autoridades religiosas do seu país, responsável pela imposição da sharia – lei religiosa islâmica.

Quando jovem, Haroon foi treinado para ser um exímio atirador de elite. Ele chegou a comandar um grupo de jihadistas que visava “proteger a religião”, o que incluía lutar contra os infiéis, a quem ele considerava seus inimigos. Ele aprendeu a odiar especialmente os cristãos.

Alguns meses atrás, ele ficou sabendo que um grupo de cristãos faria um batismo no Mar Arábico. Após reunir mais 18 jihadistas, foram ao local. Seu objetivo, segundo relata, era “matar a todos” para que os cristãos parassem de evangelizar na região onde ele vivia.

Após realizar o batismo, o grupo de cristãos entrou em um ônibus, para voltarem para casa. Mesmo tendo chegado atrasados, os automóveis dos soldados islâmicos perseguiram o ônibus por alguns quilômetros, tendo atirado contra ele várias vezes. Contudo, uma tempestade de areia gigante formou-se entre os dois grupos. Assim, os cristãos conseguiram sair do local em segurança.

O jovem Haroon conta que Jesus Cristo apareceu em meio àquela tempestade de areia. Seus olhos eram como chama de fogo. Os jihadistas ouviram uma voz muito forte que mostrava que ele estava irado. Então lhes perguntou: “Por que me persegues? É difícil para vocês lutarem contra os aguilhões”, numa frase quase idêntica à que o Paulo ouviu quando ainda perseguia os cristãos (Atos 26:14).
Segundo o testemunho de Haroon, aquela voz produziu um vento forte e todos caíram na estrada enquanto suas armas voavam para longe. Os homens não conseguiam falar, ficaram temporariamente mudos. Ouviram então, Jesus anunciar-lhes: “Eu vim ao mundo não para destruí-los, mas para salvá-los. Vão em paz”. Imediatamente a tempestade de areia se desfez.

Enquanto todos ainda estavam confusos, sem entender que lhe acontecera, dois dos jihadistas insistiam que aquilo não era “vindo de Alá”. Acabou ocorrendo uma briga. Chegando em casa, Harron contou o que acontecera ao seu pai, que lhe pediu que nunca mais falasse sobre isso.

A maioria dos homens que passaram pela experiência acabaram se afastando das atividades militares. Depois de alguns dias, Hajira a irmã de Harron foi mordida por uma víbora muito venenosa e internada no hospital. Ela conta que recebeu a visita de um anjo que lhe falou sobre a necessidade dela conhecer a Jesus, o Salvador e o Curador. Quando ela contou isso aos familiares, houve comoção.

O pastor Paul, um ex-muçulmano hoje missionário do Bíbles 4 Mideast foi visitar Hajira, mesmo sem a conhecer. Ele conta que foi envido por Deus para aquele lugar. Após pregar o evangelho, a família toda acabou se convertendo.

Harron contou sua experiência e soube que Paul era um dos líderes do grupo de cristãos que estava no ônibus atacado por seu grupo jihadista. Segundo o jovem contou ao site da missão, todos os 17 que acreditaram que aquela voz que ouviram era de Jesus agora o estão seguindo e pregam o evangelho na mesma região onde antes tentavam proibir o testemunho dos cristãos.

O mais recente é de Haroon (nome trocado
por questões de segurança), um jovem árabe, nascido e criado em uma família


“O QUE DEUS UNIU O HOMEM NÃO SEPARE!”

“O QUE DEUS UNIU O HOMEM NÃO SEPARE!” (ANO II - Nº 366, Mossoró/RN, 31/12/2016). 

“Mulher Sábia Edifica a Sua Casa”, observa a fidelidade, a lealdade e o amor o tempo todo na vida a dois. Nada melhor do que buscar o que é de melhor para fortalecer o casamento em meios a tanta falta de compromisso em nossos dias. “Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos” (Pv. 14.1).

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

O EVANGELHO DE CRISTO

O EVANGELHO DE CRISTO (ANO V - Nº 365 – Mossoró/RN, 30/12/2016). 

PRÓSPERO ANO NOVO. A vida cristã não é estática, ela deve estar sempre em movimento, o cristão vive uma vida nova longe de tudo que o mundo possa oferecer. Existem momentos na vida que o cristão precisa da prova, para manifestar a nova vida, que vive pela fé no Filho de Deus. Não espere ser provado esteja à disposição do Senhor e da sua igreja. “Quem não leva a sua cruz e não Me segue, não pode ser Meu discípulo” (Lc. 14.27).

NOTÍCIAS E INFROMAÇÕES

CORAL EMOCIONA PACIENTES COM LOUVORES EM HOSPITAL
Evangélicos de várias denominações se juntam para cantar em hospitais de Vila Velha

por Tiago Abreu.
Um hospital, localizado na cidade capixaba de Vila Velha, na região metropolitana de Vitória, recebeu a visita inesperada de um coral. Grupo vocal formado por evangélicos de várias igrejas, o conjunto promoveu uma surpresa natalina dedicada aos pacientes do local.

Segundo informações da TV Gazeta, divulgadas pelo G1, os músicos visitaram todos os andares do hospital e, mesmo cantando nos corredores, chamaram a atenção de profissionais, pacientes e familiares que visitavam o espaço.
“É um momento em que a gente pode adorar a Deus, através da música, e trazer essa música, que eu chamo de som do céu, para esse lugar aqui, onde as pessoas realmente precisam”, disse a assistente social Solange Almeida e uma das integrantes do coral.

A coordenadora do coral, Luciana Reis, falou acerca da motivação do grupo. “Essa mensagem de esperança que Cristo traz, chega dentro dos hospitais, trazendo consolo, trazendo paz. Eles se sentem encorajados a persistir, a continuar crendo, a continuar confiando em Deus”.


A técnica de enfermagem Hayane Joice falou ao jornal acerca de sua reação. “É muito emocionante, é muito gratificante”, afirmou. “Isso ajuda muito às mães que estão aqui, ainda mais para os nenéns que estão na Utin, neném que nasce agora. Traz uma paz, uma alegria muito boa”, disse a colega de Hayane, Marile de Oliveira.

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

BRASIL TEM 9 MILHÕES DE CATÓLICOS A MENOS, DIZ DATAFOLHA
Pelo menos metade deles se tornou protestante

por Tiago Abreu.
Segundo dados do Datafolha divulgados pelo jornal Folha de S.Paulo, o Brasil, entre outubro de 2014 e dezembro deste ano, tornou-se um país menos católico.
Na apuração do órgão de pesquisa, estima-se que 60% da população, no ano de 2014, se autodeclarava católica. Em 2016, o número caiu para 50%. A margem de erro, no entanto, é de 6 a 14 pontos percentuais.

Em sentido inverso, a quantidade de pessoas que se autodenominam sem religião aumentou. Segundo a pesquisa, em 2014 eram somente 6% da população e, dois anos depois, mais que dobrou para 14%.

Segundo o sociólogo e professor da Universidade de São Paulo (USP), Reginaldo Prandi, o aumento de pessoas sem religião não significa, necessariamente, que estes indivíduos perderam suas crenças.

“Pode não ter religião hoje e ter amanhã. Ficou muito ao sabor da época da vida, dos compromissos que se quer assumir. A religião deixou de ser condição obrigatória para ser bom cidadão”, afirmou Reginaldo.

Já o professor de filosofia da religião da PUC de São Paulo, Luiz Felipe Pondé, acredita que a igreja, no contexto de vida destas pessoas que a deixa, é um entrave no exercício e a interiorização da crença e fé.

“A igreja atrapalha, tira a liberdade, é excessivamente racionalista, interesseira ou contrária à pureza interior da busca da fé”. Assim, o filósofo enxerga um caminho de deseinstitucionalização das religiões.

Segundo o Instituto Pew em um período não divulgado pelo jornal, metade dos ex-católicos do país tornam-se protestantes. O período mais comum de mudança de religião ocorre antes dos 25 anos de idade.

Na última terça-feira (27/12), o secretário-geral da Conferência dos Bispos Católicos, afirmou à Folha que “o número de pessoas dispostas a lutar por justiça é mais importante que a porcentagem de católicos”.


NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

ISENÇÕES A IGREJAS PODEM SER REVISTAS
Mudança é pretendida com a discussão previdenciária


por Tiago Abreu.
Segundo informações divulgadas pela Folha de S.Paulo, os deputados federais pretendem aproveitar o gancho existente da discussão previdenciária e reanalisar algumas isenções tributárias existentes no país.

As isenções tributárias, que incluem entidades como igrejas, indústrias, pequenos empresários, produtores rurais e times de futebol, representam um terço do rombo previsto para o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, no ano de 2017.
Assim, segundo o jornal, igrejas e times de futebol são os principais alvos de possível discussão. O presidente da câmara dos deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem incentivado outro deputado, Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), para levar a pauta adiante.

Rodrigo, responsável pela argumentação de que a previdência quebrará em 2024 caso nada for feito, defendeu a discussão da pauta. “Recebi a incrível informação de que todos os clubes de futebol do Brasil, todos, Flamengo, Corinthians, Internacional, nenhum paga a Previdência Social”, afirmou.

O deputado João Campos (PRB-GO), presidente da bancada evangélica, discorda da proposta e acredita que seria um retrocesso. “A isenção não é um benefício, mas uma contrapartida por aquilo que as entidades filantrópicas realizam no lugar do Estado”.

Já Leonardo Rolim, que trabalha como consultor de Orçamento da Câmara, afirma que “tem muita instituição que cobra mensalidades caras e poderia se virar sem isso”, a respeito de universidades religiosas e instituições privadas.

As centrais sindicais, no geral, aprovam a proposta de rever as isenções propostas pelo governo Temer.


“O QUE DEUS UNIU O HOMEM NÃO SEPARE!”

“O QUE DEUS UNIU O HOMEM NÃO SEPARE!” (ANO II - Nº 365, Mossoró/RN, 30/12/2016). 
Um casal prudente busca na comunhão com Deus o caminho necessário, que eles precisam saber e andar por ele, que suas vidas serão abençoadas e edificadas no temor do Senhor. Não existe segredo para uma vida feliz, que não seja na obediência do caminho do Senhor. “A sabedoria do prudente é entender o seu caminho; porém a estultícia dos tolos é enganar” (Pv. 14.8).

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

O EVANGELHO DE CRISTO

O EVANGELHO DE CRISTO (ANO V - Nº 364 – Mossoró/RN, 29/12/2016). PRÓSPERO ANO NOVO. 
Muitas pessoas frequentam a igreja e até participam das atividades oferecidas pela igreja, mas na hora de assumir compromisso do estudo da palavra, das orações e dos cultos logo se afastam. A recusa do envolvimento com a igreja e a sua palavra é como se não desejasse levar a cruz. “Quem não leva a sua cruz e não Me segue, não pode ser Meu discípulo” (Lc. 14.27) 

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

MINISTRO DE ISRAEL DIZ QUE PAÍS FOI ABANDONADO PELOS EUA
Afirmação foi feita pelo ministro da construção Yoav Galant

por Tiago Abreu.
Yoav Galant, ministro da construção de Israel, fez uma afirmação desanimadora acerca da relação política entre Israel e Estados Unidos, com base em uma decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) na última sexta-feira (23).

O conselho de segurança da ONU definiu, em votação, a condenação dos assentamentos israelenses na Cisjordânia. Assim, a resolução prevê que Israel deve cessar imediata e completamente todas as atividades de assentamento no “território palestino ocupado”, incluindo em Jerusalém Oriental.

A resolução recebeu 14 votos a favor, enquanto a posição dos Estados Unidos no processo foi a abstenção. Por conta disso, o jornal Jerusalém Post divulgou uma fala de Galant, analisando a situação.

“Uma semana atrás, os Estados Unidos equiparam Israel com as aeronaves mais avançadas do mundo porque compreendem as ameaças que Israel enfrenta na região, mas hoje eles abandonaram Israel na esfera política aos seus inimigos mais hostis”, afirmou o ministro.

Com a decisão, os assentamentos israelenses existentes na região, compostos por uma população de 500 mil pessoas, são considerados ilegais para a ONU.


NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

UM CRISTÃO FOI MORTO A CADA SEIS MINUTOS EM 2016
Dados são estimativa do Center for Study of Global Christianity


por Tiago Abreu.
Segundo estimativa do Center for Study of Global Christianity, divulgada pela rádio do Vaticano, 90 mil cristãos foram mortos no ano de 2016. Em termos de proporções, é como se cada cristão fosse morto a cada seis minutos a cada dia.

Os dados da instituição são menores do que dois anos atrás, quando o número chegou a 105 mil. Segundo informações, 70% destes cristãos foram mortos em conflitos tribais no continente africano.

A maior parte do restante abrange mortes por ataques terroristas, destruição de povoados com moradores cristãos e, também, ataques de governos, como o da Coreia do Norte. No entanto, também se estima que no mundo mais de 500 milhões de pessoas não professam livremente a fé cristã.

Massimo Introvigne, diretor do Centro de Estudos Novas Religiões, falou acerca da falta de liberdade religiosa. “Sem querer esquecer ou diminuir os sofrimentos dos membros de outras religiões, os cristãos são o grupo religiosos mais perseguido no mundo”.

“Confrontando as estatísticas de pelo menos três diversos Centros de pesquisa dos Estados Unidos, e também do meu, o Censur, e comparando os dados de 102 diferentes países, as estimativas variam de 500 a 600 milhões de cristãos que não podem professar a própria fé de modo totalmente livre”, disse Introvigne.
Os dados dos institutos de pesquisa, no entanto, não são consenso com relação à quantidade. Segundo o diretor, apesar do Center for Study of Global Christianity basear-se na quantidade de 90 mil, outros órgãos estimam que a quantidade de mortes ultrapasse 100 mil.

“Quando as discrepâncias são assim grandes, é claro que estão sendo consultadas fontes diversas. Quem conta as pessoas colocadas diante – conscientemente – à trágica escolha: ‘Ou renegues a tua fé ou morrerás’, conta a cada ano centenas. Quem tem uma noção um pouco mais ampla: não ‘candidatos à beatificação’, mas pessoas que consideram que poderiam ser mortas realizando certos gestos ou práticas de fé, fala de algumas milhares”, disse Massimo, acerca da metodologia utilizada nas estimativas.


NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

ESPECIALISTAS DISCUTEM ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS
“O Estado interfere onde não deve", asseveraram no programa Bate-Papo da Rede Super


por Tiago Abreu.
A emissora de televisão mineira Rede Super, por meio do programa Bate-Papo, trouxe a lei aprovada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte neste mês (15) acerca da obrigatoriedade da disciplina de Ensino Religioso em escolas municipais.

Durante a realização do programa, foram chamados dois especialistas para debater o tema. Estiveram presentes o advogado Leonardo Girundi e a coordenadora do Colégio Batista Getsêmani, Marina Assis.

A opinião dos dois entrevistados, em grande parte do tempo, foi semelhante. “Se fossemos pegar os valores éticos e morais das religiões e ensinássemos sobre as religiões, mas sem proselitismo nenhum, seria interessante”, disse Leonardo.

“Nós sabemos que na escola, a gente faz parte do papel da família, mas institucionalizar isso? Cada um deve reconhecer as suas atribuições. Se for para conhecimento, ele liberta, ilumina nosso caminho. Mas tem a questão do proselitismo, né?”, afirmou Marina, concordando com a fala de Girundi.

O advogado, então, fez uma reflexão acerca do papel do Estado neste sentido. “É interessante pensarmos que isso demonstra uma falta de educação do povo. Uma necessidade de como se buscar uma situação paterna do Estado interferindo nessas relações. Isso demonstra que a população tem grandes dificuldades em relações pessoais”.

Entenda a lei
O projeto de lei original é de autoria do vereador Vilmo Gomes (PSC) e tem a intenção de que as aulas promovam o respeito à múltiplas religiões, embora o texto original não especifique quais religiões serão alvo das aulas ministradas aos estudantes da rede pública de ensino.

Vilmo, o vereador que propôs o projeto, diz ter se inspirado na Bíblia para propor o projeto, embora considere que a disciplina deva envolver outras manifestações religiosas. “Eu valorizo muito a família, e achamos por bem a colocarmos isso porque temos a esperança de ver a juventude com um comportamento bem diferenciado do que nós temos hoje”.


“O QUE DEUS UNIU O HOMEM NÃO SEPARE!”

“O QUE DEUS UNIU O HOMEM NÃO SEPARE!” (ANO II - Nº 364, Mossoró/RN, 29/12/2016). 
O casal não deve ignorar as diferença devem apenas respeitar um ao outro. O respeito das coisas comuns aos dois é importante para o casamento, o mais importante é aquilo que não trás diferença que é o adorar a Deus. “A sabedoria do prudente é entender o seu caminho; porém a estultícia dos tolos é enganar” (Pv. 14.8)


quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

O EVANGELHO DE CRISTO

O EVANGELHO DE CRISTO (ANO V - Nº 363 – Mossoró/RN, 28/12/2016). 
PRÓSPERO ANO NOVO. Muitos foram ao encontro de Jesus, como nos dias de hoje, muitos estão indo as igrejas e se defrontam com a Palavra de Deus, mas logo surgem os impedimentos, outros até participam, mais na hora de assumir o compromisso falham. Ser discípulos é se envolver e assumir compromisso com o Senhor. “Quem não leva a sua cruz e não Me segue, não pode ser Meu discípulo” (Lc. 14.27). 

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

IGREJA REALIZA CEIA DE NATAL PARA REFUGIADOS NO BRASIL
Comunidade da Graça alcançou pessoas oriundas de vários continentes


por Tiago Abreu.
Voluntários da Comunidade da Graça, igreja localizada na região leste da cidade de São Paulo, se reuniram e trouxeram imigrantes, oriundos de vários locais do mundo, para uma ceia de natal. A festividade ocorreu na última quarta-feira (21/12).

A ideia, segundo a assessoria de imprensa da igreja, foi de reunir mais de sessenta refugiados para um jantar “com o objetivo de celebrar o verdadeiro Natal, demonstrando que as barreiras que distanciam as pessoas são apenas imaginárias e todos pertencem à mesma família”.

Mais de 180 pessoas, dentre voluntários e refugiados, estiveram na festividade. A programação contou com apoio e gerência da ONG Preparando o Caminho, a Fundação Comunidade da Graça e o MAG Carrão, grupo de jovens da igreja paulista. Nisso, os voluntários cozinharam, serviram-se entre os refugiados e compartilharam suas culturas.

 
“Natal é um momento para recordarmos que nós somos discípulos de um mestre que nasceu em uma manjedoura por ser refugiado e filho de imigrantes que buscavam seu lugar, mas não foram acolhidos. È tempo de lembrar que nós somos todos da mesma família humana e da mesma raça humana e que o espírito do Natal é a paz, a solidariedade, a fraternidade e o amor”, afirmou o pastor Carlos Bezerra Jr.

Ephata Kangudi, natural da República do Congo, disse que se sentiu surpreso com a festividade. “Eu estou no Brasil há apenas oito meses. Eu não esperava ser recebido tão bem. Nós comemos juntos, falamos sobre nossa história e cultura. Foi um momento muito especial que não sairá da minha memória”.

“Hoje a noite foi muito especial. Não tenho palavras para descrever o que aconteceu aqui. Todos estavam se comunicando e se abraçando. Parecia um só povo. Você não ia imaginar que nessas mesas estavam presentes várias nações. Isso é muito lindo!”, concluiu o haitiano Abellard Bélizaire, residente no país há mais de dois anos.