sábado, 30 de julho de 2016

O EVANGELHO DE CRISTO

O EVANGELHO DE CRISTO (ANO V - Nº 212 – Mossoró/RN, 30/07/2016). 

O livramento “da lei do pecado e da morte” afasta o homem da inclinação da prática dos atos pecaminosos que o corrompe. O pecado é uma carga pesada que torna o homem alguém de índole mau, que cede as tentações do erro fazendo todo tipo de maldade em sua vida. “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Rm. 8.2). 

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

MULHER DESEJA CASAR COM ANIMAL E PROCESSA CRISTÃ QUE NEGOU CERTIDÃO


Jarbas Aragão
A tabeliã americana Kim Davis desafiou a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos e negou-se a emitir licenças de casamento para casais gays. Ela trabalha no condado de Rowan, em Kentucky, alegou que suas crenças religiosas justificavam sua recusa. O caso gerou polêmica e ela foi vítima de ativistas gays, que pediram que ela fosse presa, o que foi prontamente acatado por um juiz.

Após cinco dias na prisão ela foi solta e voltou ao trabalho. Como parte do acordo, ela está dispensada de assinar os documentos para casais gays, alegando convicções religiosas. Também foi impedida de interferir no trabalho de seus colegas, que podem emitir certidões a todos os casais elegíveis.

Por causa de sua postura pública, ela se tornou um símbolo da vitória da liberdade religiosa sobre a agenda gay. Contudo, não livrou-se de todos os processos. Elizabeth Ording, 27 anos, está processando Kim Davis, o governador Matt Bevin e o Advogado-geral do Kentucky Andy Beshear.

No processo de 56 páginas, ela alega que casar com um animal não é muito diferente de uma pessoa casar com a outra do mesmo sexo, uma vez que cada deveria possuir a liberdade de casar com quem ama.

Ording não aceita que o Estado se negue a reconhecer sua união com o animal.

Recentemente, o advogado Chris Sevier abriu um processo similar contra Davis, por ela ter se negado a emitir uma licença para que ela casasse como seu notebook, que está repleto de pornografia.


Na peça jurídica, ele argumenta que o casamento de um ser humano e um objeto inanimado tem o mesmo valor que entre pessoas do mesmo sexo. Agora, Davis precisará provar por que motivos se recusou a emitir a licença a Sevier, já que em tese não existe uma proibição religiosa para tal. Com informações de Christian Times

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

YOUSEF NADARKHANI É ACUSADO NOVAMENTE
Ele tem até o domingo para pagar fiança de 33 mil dólares ou será preso novamente


por Leiliane Roberta Lopes 
No último dia 24 o pastor Yousef Nadarkhani foi convocado pelo Tribunal Revolucionário do Irã, na cidade de Rasht, para responder pelas acusações de atividades sionistas e por evangelizar muçulmanos.

Até o próximo domingo (31), Nadarkhani tem que pagar uma fiança de 33 mil dólares se não quiser ser preso.

Mas desde maio deste ano ele e sua esposa, Tina Pasandide Nadarkhani, estão sob acusações. Outros três cristãos também foram presos e liberados mediante o pagamento de fiança, mas Nadarkhani ainda precisa pagar a sua parte para não ser preso.

O pastor iraniano ficou preso por três anos, chegando a ser condenado à morte. Ele chegou a ser coagido a renunciar sua fé em Cristo, mas se negou dizendo que não poderia se arrepender de ter aceito Jesus.

Os juízes, por diversas vezes, tentaram fazer com que ele aceitasse a religião de seus antepassados, no caso, o Islã.


Foram anos de tentativas na Justiça para revogar a sentença de morte. Autoridades internacionais se pronunciaram sobre o caso e ONGs de direitos religiosos foram importantíssimas para trazer informações, assim como o ministério Portas Abertas que tem acompanhado esse novo caso.

“O QUE DEUS UNIU O HOMEM NÃO SEPARE!”

“O QUE DEUS UNIU O HOMEM NÃO SEPARE!” (ANO II - Nº 212, Mossoró/RN, 30/07/2016). 
O meu casamento feito na base bíblica; dentro das leis legais que rege os casamentos e sob tudo dentro no meu relacionamento de união de um para o outro temos experimentado o tempo de Deus em nossa união, que a cada dia nos fortalece mais. “Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, [e unir-se-á à sua mulher,]” (Mc. 10.7). 

sexta-feira, 29 de julho de 2016

O EVANGELHO DE CRISTO

O EVANGELHO DE CRISTO (ANO V - Nº 211 – Mossoró/RN, 29/07/2016). 

O pecado do homem afetou a sua existência material física e espiritual divina levando o homem para a morte espiritual, chamada de primeira morte espiritual divina e a morte física humana. A morte física é uma tragédia na vida da humanidade e imagine a morte espiritual. “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Rm. 8.2). 

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

FRANÇA: LÍDERES RELIGIOSOS PEDEM REFORÇO EM SEGURANÇA NOS TEMPLOS
A morte do padre de Normandia deixou líderes de diversas religiões assustados


por Leiliane Roberta Lopes. 
O ataque em uma igreja em Normandia, na França, no início da semana fez com que os líderes religiosos do país pedissem ao presidente François Hollande que reforce a segurança nos locais de culto.

O pedido foi feito na quarta-feira (27) pelo reitor da Grande Mesquita de Paris, Dalil Boubakeur que está preocupado que outros templos religiosos sejam alvos de ataques. Diversos líderes estiveram reunidos com o presidente para tratar desse assunto.

Para o líder muçulmano, qualquer líder “pode sofrer uma agressão” pelos soldados do Estado Islâmico (EI).

Com medo da fuga dos fiéis, o arcebispo de Paris, monsenhor Vingt-Trois, pediu para que os católicos não caiam nesse jogo. “Não se deixem arrastar para o jogo político do EI que quer colocar os filhos de uma mesma família uns contra os outros”, afirmou.

Para o católico, os atentados terroristas balançam as relações harmoniosas entre religiões diferentes. “As relações particularmente harmoniosas entre as diferentes religiões na França são um recurso importante para a coesão de nossa sociedade”, declarou Vingt-Trois.

A Federação Protestante da França (FPF), presidida pelo pastor François Clavairoly, entende, porém, que é praticamente inviável vigiar todos os lugares de culto do país.

E os números de igrejas e templos na França é significativo para um país onde mais da metade da população se considera sem religião ou ateia: são 700 sinagogas ou escolas judaicas, 2.500 mesquitas, 45.000 igrejas católicas, 4.000 igrejas protestantes, 2.600 igrejas evangélicas, 150 espaços de cultos ortodoxos.


Desse montante, apenas 1.000 mesquitas e as sinagogas contam com proteção militar, os demais templos estão desprotegidos e, agora, amedrontados por conta dos ataques do EI. Com informaçõesZH

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

EM 2017 VOCÊ VAI SER UM EVANGELISTA, AS AULAS POR CORRESPONDÊNCIAS E PRÁTICAS: PARTICIPAR DE UM AVANÇO MISSIONÁRIO, FAZER O CURSO DE EVANGELISMO PESSOAL UM AULA ACADÊMICA PARA EXPOSIÇÃO DO SERMÃO FINAL. AS INSCRIÇÕES COMEÇARÃO EM OUTUBRO. SÃO OITO MÓDULOS DE TRÊS AULAS CADA UM. 

O IBR - INSTITUTO BÍBLICO DO RIO GRANDE DO NORTE DA EXTENSÃO DO CEARÁ ENCERRA O SEGUNDO MÓDULO. NO MÊS DE SETEMBRO INICIA O TERCEIRO MÓDULO.

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

HOJE, NA CIDADE DE FELIPE GUERRA/RN, ÚLTIMO CULTO DA CAMPANHA NASCER DE NOVO DE JULHO. NO MÊS DE AGOSTO TEREMOS A CAMPANHA NASCER DE NOVO, NOS DIAS 03/08, NA COMUNIDADE DE OITO DE MARÇO  - CARAÚBAS/RN, 16/08, NA COMUNIDADE DE SÃO MANOEL - FELIPE GUERRA/RN E DIA 17/08, NA COMUNIDADE DE CÓRREGO II - APODI/RN.  DESEJA PARTICIPAR VAMOS DE MICRO-ÔNIBUS. 
QUER NOS AJUDAR -  PROJETO RUMO AO SERTÃO - BRADESCO AGENCIA 3226-3 - CONTA POUPANÇA 1006172-5. CNPJ: 10.683.202/0001-39

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

NOS ÚLTIMOS DIAS, 65 IGREJAS FORAM DESTRUÍDAS NA ÁFRICA
Nigéria teve no primeiro semestre do ano, número recorde de cristãos mortos


por Jarbas Aragão. 
Os ataques a cristãos na Nigéria, norte da África atingiu números assustadores. No primeiro semestre de 2016 o assassinato de cristãos por muçulmanos radicais é quase igual ao total de 2015. Pelos registros da Associação Cristã de Nigerianos-Americanos (CANAN, na sigla original), pelo menos 384 pessoas foram mortas somente por causa da sua fé, após ataques realizados por grupos como Boko Haram e mais recentemente pela etnia Fulani, que professa o islamismo.

O pastor Ade Oyesile, presidente da CANAN denuncia que o número de cristãos mortos este ano está perto de se confirmar como um triste recorde na história do país. Ele pediu ao governo nigeriano que tome providências para acabar com o massacre religioso.

“Todos nós devemos trabalhar duro para evitar esses assassinatos sectários que, aos nossos olhos, demonstram como o país falhou. Essa não deveria ser a nossa porção em nome de Jesus Cristo. Estes assassinatos covardes de cristãos no país devem parar agora”, disse ele em comunicado.

Para Oyesile, os cristãos são alvos fáceis, pois pregam a paz em vez de retaliação, não respondendo da mesma maneira. Em entrevista ao The Christian Post, afirmou que somente o arrependimento e o temor de Deus podem vencer a guerra contra o Islã radical.

“Boko Haram, Estado Islâmico, Al-Shabab são maus… e continuarão a se espalhar. Nós, cristãos, podemos ajudar… com as nossas fervorosas orações, pedindo a Deus sem cessar”, enfatizou, pedindo ainda que os líderes mundiais se unissem para que impedir que isso continue.

Ataques não são guerra étnica
Nos últimos dias, no Estado de Benue, pelo menos 133 cristãos foram mortos. Foram 65 igrejas destruídas, além de muitas propriedades invadidas e saqueadas. A etnia fulani, formada majoritariamente por pastores de gado, ocuparam quase todas as áreas dessa região. Eles vêm usando uma tática antiga, atacando comunidades cristãs e se apropriando de suas terras com a justificativa de superioridade religiosa.

Esses criadores de gado geralmente são nômades e no início do ano mataram mais de 500 moradores, a maioria cristãos. Isso forçou cerca de 20 mil pessoas a fugirem da área. O ocorrido foi considerado um dos piores ataques feitos pelo grupo desde 2010.

A Associação Cristã da Nigéria vem denunciando que embora a mídia tenha divulgado como “guerra étnica”, os conflitos não resultam de disputas econômicas, mas envolvem essencialmente questões religiosas, uma vez que os fulani são extremistas islâmicos.

O líder cristão Agostine Akpen denunciou à Missão Portas Abertas que existe uma grande possibilidade de escassez de alimentos, pois as invasões dos fulani arrasaram todos os tipos de produção agrícola, incluindo feijão, mandioca, arroz, milho, soja e amendoim. Os agricultores de vários estados da Nigéria, principalmente Benue, Taraba, Plateau, Kaduna, Nasarawa e Níger estão temerosos, pois sabem que se voltarem para suas fazendas serão mortos.
“Sabemos que se trata de mais uma jihad… Eles transportam armas sofisticadas e utilizam até armas químicas para destruir nossas comunidades. A guerra acontece normalmente à noite, quando todas as pessoas estão dormindo. A população está fugindo, as igrejas estão ficando vazias. Onde havia cerca de 2 mil membros, hoje há apenas 50. Nada está sendo poupado, nem mesmo as escolas ou centros de assistência social”, desabafou.


O fato é que a imposição da lei islâmica sharia no país tem motivado ataques religiosos em toda a Nigéria, se expandindo a partir do Norte do país, onde o Boko Haram lutava pela independência, declarando-se uma extensão do califado. Com informações World Watch Monitor

“O QUE DEUS UNIU O HOMEM NÃO SEPARE!”

“O QUE DEUS UNIU O HOMEM NÃO SEPARE!” (ANO II - Nº 211, Mossoró/RN, 29/07/2016). 

Aprendi que o homem, era quem deveria tomar a iniciativa de se unir a uma mulher e por esta razão eu fiz assim quando procurei o pai da minha noiva e disse para ele, eu amo a sua filha, tenho tido um bom relacionamento e estamos prontas para casar, quero pedi a mão dela em casamento. “Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, [e unir-se-á à sua mulher,]” (Mc. 10.7). 

quinta-feira, 28 de julho de 2016

O EVANGELHO DE CRISTO

O EVANGELHO DE CRISTO (ANO V - Nº 210 – Mossoró/RN, 28/07/2016). 

O cristão não anda mais segundo a carne, mais anda segundo Espírito de Deus. Na vinda do Senhor Jesus ao mundo ele pagou o preço do pecado que condenou o homem a morte eterna e reverteu este quadro de condenação e morte, em perdão e vida eterna. “Para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Rm. 8.4).

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

VIAGEM MISSIONÁRIA DOS MISSIONÁRIOS DO PROJETO RUMO AO SERTÃO, PARA O RIO DE JANEIRO/RJ, PARA A XV FEIRA MISSIONÁRIA DAS NAÇÕES, NA CATEDRAL PRESBITERIANA DO RIO. OS MISSIONÁRIOS DA PARCERIA. 


NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

TURCOMENISTÃO PROÍBE ATIVIDADES RELIGIOSAS
O país é governado por um partido comunista que retirou direitos como a liberdade de imprensa e de informação

por  Leiliane Roberta Lopes 
Uma nova lei no Turcomenistão, localizado na Ásia Central, proíbe atividades religiosas não registradas, o que atinge principalmente aos cristãos do país.
O governo também pretende, através de uma nova comissão que controla a religião, estipular os lugares novos de culto.

O caso é delicado, pois o Turcomenistão é um dos lugares mais restritivos do mundo. Além do direito religioso, outros direitos básicos são proibidos para a população é acesso à informação, nem mesmo literaturas religiosas são permitidas, quer seja a Bíblia ou o Alcorão.

Por conta da nova lei, uma igreja localizada na cidade de Mary não poderá realizar seu tradicional acampamento de verão para crianças.
Todos os anos a igreja reúne as crianças para dias de lazer e ensinamentos. Porém este ano o pastor já foi avisado por policiais secretos que o evento está proibido.

O acampamento cristão de Mary incomoda tanto as autoridades que um desses policiais secretos já organizou uma invasão no evento. Em 2013 as crianças foram atacadas enquanto estavam acampadas e os membros foram multados por visitarem uma outra cidade e falarem da fé cristã naquele lugar.

A nova lei do país já chamou a atenção de órgãos defensores dos direitos religiosos. O Fórum 18, uma organização norueguesa, já tentou discutir com membros do Parlamento do Turcomenistão, porém eles se recusaram a falar sobre o tema.

A organização usa o artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos que garante que “toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência, religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.

O país é governado pelo Partido Comunista do Turcomenistão.


NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

Trabalho de alfabetização nas Filipinas tem ajudado novos convertidos
Além de poderem ler a Bíblia, jovens conseguem empregos e melhoram a vida financeira de suas famílias

por Leiliane Roberta Lopes 
Missionários da Portas Abertas em Mindanao, nas Filipinas, realizam um importante trabalho de alfabetização para crianças e jovens de famílias que se converteram ao cristianismo.

Aprender a ler facilita a compressão da Bíblia, mas esse não é o único trabalho que os missionários oferecem: eles também promovem cursos com instruções para diversas áreas como saúde, higiene e meios de subsistência.

“Poder ler é essencial nesse lugar. Os participantes podem se lembrar com mais facilidade de passagens bíblicas, e assim, a fé em Jesus Cristo é reforçada, especialmente quando surgem os desafios”, comenta o responsável pelos trabalhos.

Ao fortalecer a fé dos convertidos, os missionários já colhem testemunhos de como essas pessoas estão exercendo o cristianismo no meio onde vive.
Uma fiel, por exemplo, pode orar por um enfermo e viu a cura que tem maravilhado todos os moradores do local.

Identificada como Sauda, para preservar sua identidade, a mulher foi chamada para orar por um vizinho que foi picado por um peixe baiacu que tem um veneno mortal. Médicos e curandeiros tentaram salvar o homem e não conseguiram, até que Sauda orou e o efeito do veneno passou.

“Nós aprendemos sobre os profetas dos tempos bíblicos e suas experiências; aprendemos também a louvar a Deus e quando as pessoas perguntam sobre a nossa fé, temos as respostas”, disse Sauda.
Os cursos também estão servindo para que os novos convertidos consigam trabalho, melhorem suas vidas financeiras e consigam realizações pessoais.


“O QUE DEUS UNIU O HOMEM NÃO SEPARE!”

“O QUE DEUS UNIU O HOMEM NÃO SEPARE!” (ANO II - Nº 210, Mossoró/RN, 28/07/2016). 

O casamento feito dentro das condições divinas não ha separação. Quando o casamento não reflete a vontade de Deus e sim a vontade do homem pode haver separação. Quando o ministro celebra a união de um homem e uma mulher, ele deixa claro, que é para valer e só morte pode separa. “Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem” (Mc. 10.9).

quarta-feira, 27 de julho de 2016

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

AGENDE-SE E FAÇA A CAMPANHA EVANGELÍSTICA NASCER DE NOVO. ONTEM FOI A SEGUNDA CAMPANHA NASCER DE NOV NO SÍTIO LIVRAMENTO (CARAÚBAS/RN). SÉ TEMOS TRÊS DATAS PARA AGOSTO 03/08, EM NO ASSENTAMENTO OITO DE MARÇO (CARAÚBAS/RN).

O EVANGELHO DE CRISTO

O EVANGELHO DE CRISTO (ANO V - Nº 209 – Mossoró/RN, 27/07/2016). 
Para livrar o homem da condenação eterna foi necessário que o Senhor Jesus viesse ao mundo e se tornasse homem como todos os homens, para realizar a redenção do homem. O homem foi perdoado por Jesus. “Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado” (Rm. 8.3). 

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

PASTOR PERDOA ATAQUES À IGREJA E MUÇULMANOS SE CONVERTEM
Resposta a invasão do templo cristão na Turquia serviu como testemunho na comunidade


por Jarbas Aragão. 
Meses atrás, um grupo de radicais islâmicos tentou destruir a igreja liderada pelo pastor Matta, localizada na costa do Mar Negro, na Turquia. Os dados completos são mantidos em sigilo por questões de segurança, mas seu testemunho tem sidodivulgado pela Christian Aid Mission.

Na tentativa de combater o ódio crescente demonstrado pelos muçulmanos em relação aos cristãos, o pastor anunciou publicamente que não prestará queixas às autoridades e perdoou aqueles que o perseguem. Ele explica que após vários muçulmanos aceitarem a Cristo por causa do se ministério, acabou atraindo a ira dos seus vizinhos.

Certo dia, um grupo invadiu o pátio da igreja gritando o slogan jihadista, “Allahu Akbar” [Alá é grande] e começaram a depredar a propriedade. Após o caso ser registrado na polícia, chegou até o tribunal local. Porém, diante do juiz, no momento em que poderia formalizar a acusação, o pastor anunciou que, por estar “compelido pelo amor de Cristo” anunciou que “o Senhor me manda perdoar”.

Durante o julgamento, ele foi interrogado se estava sendo ameaçado pelos extremistas e por isso mudara de ideia. Ele explicou que não. “A única coisa que eu quero é que saibam que não somos pessoas más”, afirmou ele na sala da corte. O magistrado insistiu que mesmo o pastor não querendo formalizar a queixa, ele, como juiz, abriria investigação pelos danos causados a um local de culto.

Foi então que Matta explicou diante de todos que, aquilo que os homens tentaram usar para   o mal, Deus usou para o bem. Os relatos sobre o ataque e a resposta da congregação, que preferiu orar pelos seus perseguidores se espalhou rapidamente por toda a região. Curiosos, muitos muçulmanos começaram a visitar a igreja.
“Louvamos a Deus porque, após o ataque, nossa reação foi divulgada por muitos jornais, e as pessoas começaram a nos visitar”, comemora o pastor Matta. Esclareceu ainda que foi inspirado pelas palavras de Êxodo 14:14: “O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis”.

O pastor explica que nos últimos tempos, os muçulmanos estão aceitando a Jesus “em um ritmo espantoso”, sendo atraídos pelo o amor e compaixão demonstrados pelos cristãos. Ele compartilhou que muitos fugitivos das áreas controladas pelo Estado Islâmico (EI) encontraram refúgio na Turquia.


Matta explica que ministra para os refugiados cristãos que não podem se esquecer as palavras de Jesus Cristo em Mateus 5:43-44: “Amem os seus inimigos”. Para o líder religioso, somente o amor de Deus poderá derrotar o ódio que se espalha na região. Com informações de Gospel Herald

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

CONVOCADO PARA SELEÇÃO BRASILEIRA FALA DE JESUS EM COLETIVA
O jogador do Santos se emocionou ao ser um dos selecionados para jogar as Olimpíadas

por Leiliane Roberta Lopes. 
Essa será a primeira vez que Thiago Maia irá vestir a camisa da Seleção Brasileira em uma Olimpíadas. A emoção do atleta chamou a atenção dos jornalistas que acompanhavam a coletiva de imprensa que aconteceu nesta segunda-feira (25).

Thiago é evangélico, e destacou sobre as dificuldades que enfrentou em sua vida. Vindo de família humilde da capital de Roraima, Boa Vista, ele se emocionou principalmente ao falar sobre os problemas de saúde que sua mãe enfrentou.

“Eu sofri muito com a minha família. A minha mãe teve câncer, teve pedra no rim e sofreu bastante. Eu fico até emocionado, que é um sonho que estou vivendo desde criança e espero corresponder na seleção”, disse o jovem de 19 anos.

A fé foi o que ajudou a família a superar todas as dificuldades. “Somos muito evangélicos, apegados a Deus. Minha mãe é uma guerreira, que largou família, estudos e seus trabalhos para viver minha vida. É difícil hoje os pais fazerem isso. O meu pai e meu tio que trabalhavam e sustentavam a gente. É ter fé no coração, paz no coração. Jesus morreu por nós, temos que confiar nele que tudo dará certo”, declarou ele.

Thiago também se emociona por estar onde grandes nomes do futebol já passaram. Hoje ele é volante do Santos e estar na Seleção sempre foi um sonho para ele. “Eu sonhei com isso. Vi Robinho, Ricardo Oliveira, Elano e hoje sou eu aqui dando entrevista.”
O jovem atleta não está acostumado em estar entre os principais atletas do país, mesmo sendo um atleta de alto desempenho nos campos.


Ele confessou também que é fã de Neymar e que ainda não acredita que joga ao lado do astro de futebol brasileiro. “A ficha (de jogar com Neymar) ainda não caiu. Ainda mais que ele postou foto comigo no Instagram dele e fiquei muito feliz. É um espelho no mundo todo, e eu fico feliz de jogar, torço por ele, oro pela vida dele. Não o conhecia tão de perto, mas é humilde, educado, inteligente, brincalhão e apesar da idade, continua sendo um moleque. Estou ainda vivendo um sonho”, declarou.